terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Opinião: Dash and Lily's Book of Dares, David Levithan & Rachel Cohn

A história centra-se em duas personagens adolescentes no cenário de Nova Iorque: Lily de 16 anos que costuma passar o Natal com a sua família, no entanto, este ano apenas o passa com o seu irmão e o namorado deste; Dash de 17 anos que decide passar o Natal sozinho ao mentir aos seus pais divorciados dizendo a cada um que irá passar a época festiva com o outro. O irmão de Lily acha que esta se encontra na altura de viver um romance e decide deixar um caderno vermelho com dicas, junto a um dos livros preferidos de Lily na livraria Strand. 
Dash, frequentador assíduo da mesma, acaba por encontrar o caderno e, ao invés de o voltar a colocar na estante como pedido, fica com ele e entrega ao rapaz do balcão uma série de pistas onde Lily poderá reencontrar o caderno.
O enredo prolonga-se nesta caça ao "tesouro" entre ambos que se vão conhecendo melhor e transmitindo os seus sentimentos nas páginas do caderno vermelho, originando algumas aventuras caricatas.
O livro foi escrito por dois autores, David Levithan que escreveu na perspectiva de Dash e Rachel Cohn que deu vida às particularidades de Lily. Como tal, a leitura torna-se bastante dinâmica e interessante pelo facto de existirem dois pontos de vista com uma escrita diferente em ambos. Apesar de me rever mais na personagem de Lily, pelo facto de ela adorar o Natal, ser muito chegada à família, adorar animais, usar óculos, achar que é a rapariga estranha e anti-social, gostei muito mais de ler as passagens de Dash, talvez também por gostar mais da escrita de David Levithan de quem já li previamente o "Every Day" tendo também gostado muito.
Apesar de tudo, também há algumas coisas que gostava que fossem diferentes no livro: gostava que não tivesse sido logo o Dash a pegar no caderno, acho que teria sido engraçado incluir uma situação qualquer de alguém que pegasse no caderno e não fosse a pessoa indicada, porque se já é demasiada coincidência o rapaz perfeito ter ido ao encontro do caderno, ainda é mais tendo sido o primeiro!; Acho que a personagem da Sofia surgiu um bocado forçada, a meu ver não há muito em que ela tenha contribuído para a história... Por fim, a maneira como o Dash e a Lily falam, às vezes, é demasiado erudita para dois adolescentes que, apesar de até gostarem muito de livrarias e de ler, é um bocado inverosímil alguém com menos de 20 anos falar assim no dia-a-dia...
Apesar de tudo, acho que é uma leitura simples, divertida e até com um conceito original, bastante apropriada para esta altura do ano, uma vez que a própria história decorre ao longo do natal e ano novo. Dei quatro estrelas no goodreads.

Algumas das minhas citações preferidas:
"But whether or not you are here, you are here - because these words are for you, and they wouldn't exist if you weren't here in some way." (Dash, p. 112)
"The important people in our lives leave imprints. They may stay or go in the physical realm, but they are always there in your heart, because they helped form your heart." (Lily, p. 274)

Sem comentários

Enviar um comentário

© The Bookmark
Maira Gall