sexta-feira, 30 de dezembro de 2016

Opinião: Weird Things Customers Say in Bookshops, Jen Campbell

Recebi este livro no Natal e estava na minha wishlist há imenso tempo. Se há coisa que gosto é livros sobre livros (ou livrarias)! Este livro basicamente é uma compilação de conversas de clientes com livreiros em várias livrarias (a maior parte do Reino Unido, mas também algumas de vários cantos do planeta). No entanto, estas conversas são absolutamente hilariantes! Desde diálogos infelizes por falta de cultura literária, outros por mero desinteresse e ignorância, outros simplesmente absurdos... há de tudo! Para além de conversas há também situações caricatas como pedirem um agrafador e fugir com ele, etc. 
Confesso que soltei gargalhadas com este livrinho e fiquei triste por ter acabado num instante (só tem 128 páginas...), no entanto há um segundo livro a dar continuidade ao primeiro e hei-de arranjar em breve. Dei por mim, volta e meia, a ir ter com a minha mãe e traduzir-lhe alguns dos diálogos (creio que este livro ainda não foi traduzido e publicado em Portugal) para ela se rir também, no entanto, a escrita inglesa neste livro é bastante simples e acessível, para além de que contém ilustrações que complementam o sentido de humor presente na escrita.
Assim sendo, dei 4 estrelas no goodreads, a escorregar para o 4,5 porque realmente é uma ideia bastante original e que ainda deve ter dado algum trabalho a recolha de conteúdo com outras livrarias, além de que é exactamente aquilo que o título e a capa do livro promete e para mim isso é um ponto importante! Recomendo a quem queira uma leitura rápida e bastante divertida, além disso temos a vantagem de ainda obter algumas recomendações literárias de obras que vão sendo mencionadas (ex. "When Hitler Stole Pink Rabbit").

quarta-feira, 28 de dezembro de 2016

TBR | Holiday Booktube-A-Thon

Para além da Christmas Reading Party decidi participar também na maratona literária Holiday Booktube-A-Thon. Esta maratona decorre do dia 29 ao dia 31 de Dezembro e é organizada pela youtuber Ariel Bissett
Os desafios são os seguintes: 
1/ Read a book that has your favourite colour on the cover. 
2/ Read a book from a genre you discovered this year. 
3/ Read a book that was gifted to you. 
*Bonus* Read three books. 

Para além destes vão haver sprints literários no twitter e desafios no instagram
Fica aqui o vídeo da TBR para esta maratona literária:

domingo, 18 de dezembro de 2016

Opinião: O Cântico de Natal, Charles Dickens

Este pequeníssimo conto (108 páginas) relata uma história de redefinição de valores e o verdadeiro significado de Natal que Scrooge, um homem avarento e sem coração, compreende através da aparição de três Espíritos de Natal, o Passado, o Presente e o Futuro. Estes três espectros, cada um à sua maneira, alteram a maneira de ser e pensar de Ebenezer Scrooge ao ser espectador de memórias passadas que trazem sentimentos a este personagem aparentemente insensível; de situações presentes que fazem com que Scrooge transfira esses sentimentos nos outros, especialmente nos mais pobres e nos mais próximos de si, havendo uma compaixão que antes não era visível; e, por fim, o último Espírito faz com que Scrooge queira realmente alterar o seu futuro trágico, dando-lhe uma segunda oportunidade.
A história é bastante bonita, a meu ver há um simbolismo muito forte entre os três Espíritos e os próprios Reis Magos, pois estão a oferecer algo de muito bonito e importante a Scrooge que tem a oportunidade de renascer no dia de Natal como um homem novo e bom.
Para além disto, e provavelmente o que apreciei mais nesta leitura foi, sem qualquer dúvida, a escrita magnífica e elegante de Charles Dickens! Confesso que no início, tal como em qualquer clássico com uma escrita mais poética, erudita e descritiva, custou-me um pouco ter um ritmo de leitura normal, com um dicionário ao lado para verificar uma ou outra palavra. No entanto, as belas descrições que remetem para tempos mais passados que a minha existência, mas que me fazem sentir presente na acção são dos principais motivos pelo qual gosto de ler clássicos e não deveria ter tanto medo de os ler mais frequentemente.

No Goodreads dei quatro estrelas, foi uma leitura rápida e agradável que recomendo a qualquer pessoa, principalmente nesta época festiva!

Citações:
"Os meus negócios deviam ter sido os próprios de um homem. A salvação da humanidade é que deveria ter sido o meu negócio; a caridade, a misericórdia, a tolerância e a benevolência, esses é que deveriam ter sido os meus negócios;(...)" Jacob Marley, p. 27.
"Graças a uma compensação sublime, análoga a tantas outras deste mundo, assim como a dor e as lágrimas são comunicativas, também o riso e o bom humor são irresistivelmente contagiosos." p. 70.
"Que importa que a mão seja pesada e caia quando a larguem, se em vida foi aberta, generosa e fiel; que importa que o coração não bata, se em vida pertenceu a um homem?" p. 89.

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

Christmas Reading Party: Maratona Literária | Apresentação e TBR

A Christmas Reading Party é uma maratona literária que está a decorrer de 17 a 31 de Dezembro e foi organizada por cinco booktubers portugueses: A Inês, o Tiago, o Vasco, a Mariana e o Filipe.

A maratona tem ainda vários hosts de sprints literários bem como passatempos, que vão decorrendo ao longo do grupo do facebook, da conta de twitter e da de instagram.

Os desafios são os seguintes:
- Ler um livro que te transmita uma sensação de conforto;
- Ler um livro do teu género favorito;
- Ler um livro que te faça lembrar a infância;
- Ler um livro que te tenham oferecido;
- Ler um livro que te faça lembrar o Natal.

Fica aqui o meu vídeo de TBR:

terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Opinião: Dash and Lily's Book of Dares, David Levithan & Rachel Cohn

A história centra-se em duas personagens adolescentes no cenário de Nova Iorque: Lily de 16 anos que costuma passar o Natal com a sua família, no entanto, este ano apenas o passa com o seu irmão e o namorado deste; Dash de 17 anos que decide passar o Natal sozinho ao mentir aos seus pais divorciados dizendo a cada um que irá passar a época festiva com o outro. O irmão de Lily acha que esta se encontra na altura de viver um romance e decide deixar um caderno vermelho com dicas, junto a um dos livros preferidos de Lily na livraria Strand. 
Dash, frequentador assíduo da mesma, acaba por encontrar o caderno e, ao invés de o voltar a colocar na estante como pedido, fica com ele e entrega ao rapaz do balcão uma série de pistas onde Lily poderá reencontrar o caderno.
O enredo prolonga-se nesta caça ao "tesouro" entre ambos que se vão conhecendo melhor e transmitindo os seus sentimentos nas páginas do caderno vermelho, originando algumas aventuras caricatas.
O livro foi escrito por dois autores, David Levithan que escreveu na perspectiva de Dash e Rachel Cohn que deu vida às particularidades de Lily. Como tal, a leitura torna-se bastante dinâmica e interessante pelo facto de existirem dois pontos de vista com uma escrita diferente em ambos. Apesar de me rever mais na personagem de Lily, pelo facto de ela adorar o Natal, ser muito chegada à família, adorar animais, usar óculos, achar que é a rapariga estranha e anti-social, gostei muito mais de ler as passagens de Dash, talvez também por gostar mais da escrita de David Levithan de quem já li previamente o "Every Day" tendo também gostado muito.
Apesar de tudo, também há algumas coisas que gostava que fossem diferentes no livro: gostava que não tivesse sido logo o Dash a pegar no caderno, acho que teria sido engraçado incluir uma situação qualquer de alguém que pegasse no caderno e não fosse a pessoa indicada, porque se já é demasiada coincidência o rapaz perfeito ter ido ao encontro do caderno, ainda é mais tendo sido o primeiro!; Acho que a personagem da Sofia surgiu um bocado forçada, a meu ver não há muito em que ela tenha contribuído para a história... Por fim, a maneira como o Dash e a Lily falam, às vezes, é demasiado erudita para dois adolescentes que, apesar de até gostarem muito de livrarias e de ler, é um bocado inverosímil alguém com menos de 20 anos falar assim no dia-a-dia...
Apesar de tudo, acho que é uma leitura simples, divertida e até com um conceito original, bastante apropriada para esta altura do ano, uma vez que a própria história decorre ao longo do natal e ano novo. Dei quatro estrelas no goodreads.

Algumas das minhas citações preferidas:
"But whether or not you are here, you are here - because these words are for you, and they wouldn't exist if you weren't here in some way." (Dash, p. 112)
"The important people in our lives leave imprints. They may stay or go in the physical realm, but they are always there in your heart, because they helped form your heart." (Lily, p. 274)

sábado, 22 de outubro de 2016

Opinião: O lar da senhora Peregrine para crianças peculiares, Ramson Riggs

Já há bastante tempo que andava curiosa por esta trilogia, no entanto, medricas como sou, fui adiando até que chegou a oportunidade perfeita para o ler, a Spook-A-Thon. Acabei por descobrir, à medida que ia lendo, que o livro cria todo o tipo de sentimentos excepto o de medo! Jacob, o nosso personagem principal de 16 anos, ao longo da sua infância vai ouvindo histórias do seu avô sobre um lar numa ilha misteriosa, onde moram crianças com características um pouco peculiares. Apesar de à medida que vai crescendo ir deixando de acreditar nessas histórias, a morte do seu avô em circunstâncias um pouco duvidosas fazem com que Jacob viaje até Cairnholm e se depare com uma realidade que poderá ser mais trágica do que parece. Confesso que o livro estava longe de ser aquilo que eu esperava e o meu processo de leitura foi um pouco estranho. Devorei o livro até cerca de metade e estava a adorar cada pedacinho! Adorei o facto de o autor ter demorado o seu tempo a contextualizar a relação entre avô e neto, achei muito interessante a forma como Jacob questionou todos os detalhes da parte fantasiosa que o enredo tem, dando hipóteses que o próprio leitor ia colocando, tornando a história um pouco mais credível, é tudo tão bem explicado e o facto de ser ilustrado por fotografias não manipuladas torna tudo tão mais cativante! 
A meio da minha leitura fui ao cinema ver a adaptação dirigida por Tim Burton,  um pouco a medo de perder o interesse na minha leitura visto que ia saber o final do livro através do filme. Confesso que a parte do filme que correspondia ao que já tinha lido me deixou um bocado desiludida, talvez pela maneira como gosto de ver as coisas certinhas e o filme adulterou algumas partes do livro, no entanto, assim que o desconhecido me despertou a atenção fiquei completamente agarrada. Adorei imenso o seguimento da história e a forma como as personagens utilizavam os seus dons e se uniam para derrotar o inimigo! Quando retomei a minha leitura, apercebi-me que a história já não tinha nada a ver com o filme! Por um lado isso foi bom pois continuei na expectativa de descobrir mais e mais da história à medida que as páginas passavam, no entanto confesso que gostei mais desenvolvimento da história no filme que da do livro... Creio que foi uma abordagem muito mais interessante e aproveitou melhor a densidade de todas as personagens bem como as suas peculiaridades do que no livro que se centrou mais em duas ou três e os outros ficaram a olhar... Talvez isto se explique pelo facto do livro estar inserido numa trilogia, sendo que o final ficou em aberto pois a história irá continuar no segundo volume, sendo que o filme teve um final fechado pelo que suponho que a adaptação cinematográfica tenha terminado por aqui...
Assim sendo, gostei mais da primeira metade da história pelo livro e mais da segunda metade pelo filme, se é que me faço entender, se calhar só para quem já estiver a par dos dois isto fará algum sentido... seja como for recomendo a leitura, dei quatro estrelas no goodreads!

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Spook-A-Thon: Maratona Literária | TBR

Outubro, o mês do outono e do halloween, traz consigo uma nova maratona literária criada pela Elsa e pela Filipa. Esta maratona decorre durante o mês inteiro e suscitou-me um particular interesse por variados motivos: o meu estágio e relatório chegam ao fim, pelo que tenho mais tempo e vontade de me distrair com umas boas leituras; é uma maratona temática e com vários desafios, deixando-me mais motivada para ler; é uma excelente oportunidade para finalmente enfrentar o meu lado medricas com umas leituras mais misteriosas e assustadoras! Mas sem mais demoras apresento a lista de desafios e respetiva lista de livros que escolhi para cada um.


1 – Livro com título ou capa que te assuste
2 – Livro que tenha uma história com fantasmas, bruxas, fadas, magia ou outras criaturas fantásticas
3 – Vai à livraria/biblioteca, a uma estante à tua escolha, da esquerda para a direita escolhe o 13º livro, é esse que vais ler. Se não te der jeito, vai à tua tbr, pede a alguém que alinhe os livros com as lombadas para dentro, e escolhe o 6º ou o 13º livro
4 – Ler um conto de Edgar Allan Poe ou uma lenda portuguesa (desafio obrigatório)
  • A Lenda do Monte da Dor (Lendas de Mouros e Mouras, Lendas Portuguesas) de vários autores.
5 - Escolhe um livro da tua estante, tira uma foto do livro , coloca na foto objectos que mostrem aos outros leitores sobre o que trata o livro (desafio obrigatório)

6 – Sabes aquele livro que viste na estante de alguém e tinhas pensado em nunca ler??? Pega nele e lê 
7 – Escolhe uma citação ou frase de um livro que tenhas lido recentemente, escreve-a nas redes sociais (na página da spook-a-thon), e explica aos leitores por que é que escolheste essa frase (desafio obrigatório)

8 – Desafio aberto : ler um livro de fantasia de um autor português.


domingo, 18 de setembro de 2016

Opinião: Orange, the complete collection 1 & 2

Comecei a ler o manga Orange porque também tinha começado a ver o anime e suscitou-me interesse e vontade de finalmente experimentar ler um manga. Confesso que fiquei um pouco assustada ao ver o volume dos dois livros, mas assim que comecei a ler e me apercebi do quão rápido se lê um manga foi difícil até fazer pausas na leitura. Uma coisa que me mete um pouco de impressão é o facto de não ter páginas e não conseguir acompanhar a evolução da leitura no goodreads, pela primeira vez já há muito tempo limitei-me a confiar no marcador de livros com que ia assinalando a página em que ficava em cada pausa.
Agora concentrando-me mais no enredo da obra: Orange conta a história de seis amigos no secundário, sendo que cinco deles, certo dia, recebem cartas deles próprios escritas 10 anos no futuro a pedir que tomem conta de Kakeru, o sexto amigo, um rapaz que se transfere e de quem eles não sabem nada, apenas que o têm que salvar! Há mistura de amizade, algum romance, mistério, mas acima de tudo um tema bastante pesado sobre depressão, arrependimento e até suicídio. 
São muitas as emoções à flor da pele, mas confesso que gostei mais da primeira parte que da segunda, senti que a segunda foi um pouco repetitiva e até que dava demasiados spoilers à medida que se ia lendo, o final foi um pouco abrupto e até previsível, mas confesso que gostei imenso de ler o Orange por retratar sentimentos que são sentidos por muitos adolescentes, principalmente os que têm uma situação familiar problemática como a de Kakeru, no entanto, de forma bastante espaçada. Apesar de Kakeru e Naho serem as personagens principais, foi Suwa com quem mais simpatizei pelo seu altruísmo e companheirismo, por ser o rapaz ideal de qualquer rapariga e, no entanto, não ter um final tão feliz nesse aspeto. Confesso que não gostei tanto da explicação do buraco negro ou triângulo das Bermudas para o "milagre" das cartas serem enviadas do futuro para o passado e considero que até foi um detalhe mal explorado e explicado.
Quanto ao anime, ainda não o vi todo, mas parece-me que será menos repetitivo e confuso, se alguém já viu este e quer uma sugestão de algo semelhante recomendo o Erased - Boku dake ga Inai Machi.

4 estrelas em cada livro, ainda que o segundo seja mais 3,5, no goodreads!

domingo, 24 de julho de 2016

BookTube-A-Thon: Maratona Literária | Wrap Up

Desafios Instagram dias 6 e 7:



Vídeo de Wrap-Up:

sexta-feira, 22 de julho de 2016

BookTube-A-Thon: Maratona Literária | Dias 4 e 5

Do dia 4 ao dia 7 comecei dois livros, "Sete Minutos Depois da Meia-Noite" de Patrick Ness e "Como Publicar o Seu Livro, O Mundo Editorial Por Dentro e Por Fora" de Rita Canas Mendes, sendo que apenas li cerca de 50 páginas de cada livro ao longo destes dias por sentir os olhos extremamente cansados e com espasmos. No dia 4 participei apenas nos sprints do twitter e no desafio do instagram:


No dia 5 participei para além dos sprints do twitter e no desafio do instagram, no desafio do youtube.

Vídeo da Raeleen:


O meu vídeo:


Desafio Instagram dia 5:

Vlog dias 4 e 5:

quarta-feira, 20 de julho de 2016

BookTube-A-Thon: Maratona Literária | Dia 3

Durante o terceiro dia tentei apenas acabar o livro "The Virgin Suicides", sendo que lhe dei 3 estrelas no Goodreads e participei tanto nos sprints do twitter como do youtube e do instagram. Por fim editei o vlog do dia 2 e do dia 3.

Vídeo da Chantal:


O meu vídeo:


Vlog dias 2 e 3:


Desafio do Instagram:


terça-feira, 19 de julho de 2016

BookTube-A-Thon: Maratona Literária | Dia 2

No segundo dia da maratona literária BookTube-A-Thon continuei a ler os dois livros do dia anterior, li 58 páginas do "The Virgin Suicides" e terminei de ler "MAUS" de Art Spiegelman, ao qual dei 5 estrelas no Goodreads. Participei no 2º desafio de youtube no qual tínhamos que recriar um local de um livro, eu escolhi fazer uma cidade de papel para o livro "Cidades de Papel" de John Green.

Vídeo da Catriona:


O meu vídeo:


Participei em dois sprints do twitter e no desafio do instagram de tirar uma fotografia a um conjunto de livros que formasse o arco-íris:

segunda-feira, 18 de julho de 2016

BookTube-A-Thon: Maratona Literária | Dia 1

No primeiro dia da maratona literária BookTube-A-Thon comecei a ler dois livros, um em português "MAUS" de Art Spiegelman (171 páginas) e outro em inglês "The Virgin Suicides" de Jeffrey Eugenides (62 páginas), participei no 1º desafio de youtube que consistia em fazer um dominó de livros:

Vídeo da Ariel:


O meu vídeo:


Participei em dois sprints do twitter e no desafio do instagram de tirar uma fotografia a um livro num cenário que combine com a história:

Por fim, fiz um breve vlog de como correu o primeiro dia:

domingo, 17 de julho de 2016

BookTube-A-Thon: Maratona Literária | TBR

Ariel Bisset, a  criadora da maratona literária BookTube-A-Thon, publicou um vídeo onde revela uma parceria da maratona deste ano e com uma surpresa enorme para um primeiro desafio, o de fazer um vídeo a revelar a TBR (lista de livros a ler) que escolhemos para a maratona, aqui fica o vídeo da Ariel a explicar e o meu com a TBR desta maratona! Wish me good luck!

Vídeo de desafio da lista TBR:

 

O meu vídeo:

domingo, 10 de julho de 2016

BookTube-A-Thon: Maratona Literária

O que é a BookTube-A-Thon?



Quais os desafios?

 


Links:

Twitter: https://twitter.com/BookTubeAThon
Instagram: http://instagram.com/booktubeathon/
Website: http://booktubeathon.com
Hosted by: http://youtube.com/arielbissett/
© The Bookmark
Maira Gall