terça-feira, 12 de agosto de 2014

O Assassinato de Roger Ackroyd

Na semana passada li "O Assassinato de Roger Ackroyd", de Agatha Christie. Já tinha o livro cá em casa desde o Natal, altura em que o comprei para a minha mãe, que sempre gostou de policiais. É um livro bem típico da autora. Como ela própria referiu, é uma "história policial ortodoxa: assassínio, inquérito e a suspeita a cair sobre todos à vez!". Dito isto, desenganem-se os que acham que é "só mais um policial" e que é previsível. Deixem-me dizer, não vão adivinhar o assassino. Não até ao penúltimo capítulo, pelo menos. E mesmo quando as vossas desconfianças começarem, não vão querer acreditar. Mas a verdade é que, como sempre, tudo faz sentido. Todos os pequenos factos têm importância, desde uma cadeira mudada de sítio, a uma pena de ganso encontrada. E são todos estes pormenores, associados à figura excêntrica tão, tão típica de Hercule Poirot que fazem este policial destacar-se dos demais. É dos meus preferidos da autora, provavelmente só ultrapassado por "As Dez Figuras Negras". 
Tentei no dia seguinte ver o episódio da série de Hercule Poirot referente a este livro. Não consegui acabá-lo ainda... Quando davam na televisão, há uns bons anos, eram poucos os episódios que eu e a minha mãe perdíamos. Mas assim, tendo lido o livro e tendo a opção de comparar... Meu deus, que diferença de qualidade, quão mais óbvias e credíveis as coisas se tornam, que desatenção aos pormenores que faziam com que tudo encaixasse na perfeição... Fiquei desapontada, porque não era esta a lembrança que tinha de uma série da qual até gostava. Mas quanto ao livro, sem dúvida umas merecidas 5 estrelas!

1 comentário

  1. Também é um dos meus livros preferidos de Agatha Christie:) Acredito que este não seja o livro mais fácil dela para adaptar para a tv; nunca vi o episódio. Beijos

    ResponderEliminar

© The Bookmark
Maira Gall