quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Maratona: Desafios em atraso

Reading Pause #4

Partilhem as citações que marcaram a vossa maratona.

Não sou muito de tirar citações. Leio, gosto, mas acabo quase sempre por me esquecer de apontar. Houve, no entanto, algumas d'A Viagem do Elefante que mereceram registo:
  • "Somos cada vez mais, os defeitos que temos, não as qualidades."
  • "Como já deveríamos saber, a representação mais exacta, mais precisa, da alma humana é o labirinto. Com ela tudo é possível."
  • "É a diferença entre um categórico Levanta-te e um dubitativo E se tu te levantasses. Há mesmo quem sustente que esta segunda frase, e não a primeira, foi a que jesus realmente proferiu, prova provada de que a ressurreição, afinal, estava, sobretudo, dependente da livre vontade de lázaro e não dos poderes milagrosos, por muitos sublimes que fossem, do nazareno. Se lázaro ressuscitou foi poque lhe falaram com bons modos, tão simples como isto."
  • "A verdade, se quisermos aceitá-la em toda a sua crueza, é que, simplesmente, não é possível descrever uma paisagem com palavras. Ou melhor, ser possível é, mas não vale a pena. Pergunto se vale a pena escrever a palavra montanha se não sabemos que nome se daria a montanha a si mesma. Já a pintura é outra coisa, é muito capaz de criar sobre a paleta vinte e sete tons de verde seus que escaparam à natureza, e alguns mais que não o parecem, e a isso, como compete, chamamos arte. Às árvores pintadas não caem as folhas."

Lazy Sunday #2

O que estás a achar do livro que estás a ler até agora? Usa uma única palavra/expressão.

Ora, no Domingo estava a ler A Viagem do Elefante. Gostei imenso deste livro, como Saramago já me vem habituando. Narra a viagem do elefante Salomão (mais tarde Solimão) e do seu cornaca Subhro (mais tarde Fritz) desde Lisboa até Viena de Áustria. Tal poderia ser feito em 10 páginas. Mas foi feito - e bem feito! - em 258 páginas. Assim, a expressão que escolho é sátira genial. Porque, no meio de descrições há sempre as suas inevitáveis divagações, na maioria de carácter irónico ou satírico. Como alguém disse na crítica a este livro no Goodreads, "Mais ninguém chegará a este nível na nobre arte de encher chouriços." Não sei como o descrever melhor.

Desafio Final - Leituras com sabor a Verão

Para terminar esta maratona de uma forma diferente, achamos que a resposta a uma TAG tendo por base os livros da maratona seria uma boa forma!
Por isso, foquem-se nos livros que leram durante esta quinzena e respondam às categorias.

- Sol: qual o livro que brilhou mais nesta maratona (livro preferido) - "A Viagem do Elefante", José Saramago
- Escaldão: qual o livro que te deixou cheia de arrependimentos (livro que menos gostaste) - Histórias da Terra e do Mar, Sophia de Mello Breyner. (Não que me tenha arrependido nem que não tenha gostado, mas foi provavelmente o que menos gostei... Talvez por ser também uma re-releitura me tenha cativado menos...)
- Gelado: qual o autor cuja escrita te deliciou - José Saramago
- Bóias: qual o livro que foi custoso de ler mas que conseguiste terminar - Histórias da Terra e do Mar, Sophia de Mello Breyner. (Pelas mesmas razões referidas anteriormente)
- Piscina: Qual foi a leitura leve e refrescante - Divergente, Veronica Roth
- Picnic: Quais as personagens com as quais gostarias de passar tempo - Tris, Tobias, o elefante Salomão e o cornaca Subhro.


Sem comentários

Enviar um comentário

© The Bookmark
Maira Gall