sábado, 30 de agosto de 2014

Maratona: Comfy Reads - Desafio#2.

Uma "comfy read" vai bem com...

Apesar de ter sempre algum receio e imenso cuidado, gosto bastante de acompanhar as minhas leituras com bebidas como chá (quente ou gelado), groselha, café, cappuccino, chocolate quente... depende do ambiente que me rodeia e do tipo de livro que estou a ler. 
No entanto, há bocado estava a começar o segundo livro que escolhi para esta maratona "Debaixo de Algum Céu", deitada na rede que está no meu jardim e a minha (maravilhosa!) mãe trouxe-me uma taça de melão fresquinho aos cubos e soube-me pela vida! Infelizmente não tirei nenhuma fotografia, mas fica esta que tirei noutra altura algures no Inverno do ano passado enquanto lia "A Rapariga que Roubava Livros" e bebia café com canela!


sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Maratona: Comfy Reads - Desafio#1.

Quais são os ingredientes que um livro tem de ter para que o consideres uma "comfy read"?

Para mim uma "comfy read" não está propriamente associada ao facto de um livro ser light ou não, mas sim à relação que crio com essa leitura que a torne prazerosa e cativante. Claro que há géneros literários que são mais propícios a uma leitura rápida e confortável, no entanto, penso que a escolha de vocabulário é, acima de tudo, um factor considerável, se um livro tiver uma linguagem demasiado erudito ou até de uma época a que eu não esteja habituada claro que se torna mais complicado envolver-me a cem porcento na história, ao mesmo tempo, também não gosto de um livro que só tenha clichés e palavras demasiado quotidianas... Gosto de frases inspiradoras e que me fazem pensar para além da história em si, palavras que não sejam tão usadas mas que eu tenha noção do significado delas. Para além disto, considero que uma "comfy read", seja ela de que género e tema for, deve ter um enredo não demasiado forçado nem demasiado lento, ou seja, gosto de sentir que as situações e as emoções têm uma razão de ser e que poderiam mesmo acontecer na vida real. Por fim, penso que se houver pelo menos uma personagem no livro em que o leitor se reveja ou que tenha características que sejam realistas e até parecidas às da pessoa que lê, torna a experiência de leitura mais interessante e faz-nos sentir que podemos realmente fazer parte daquele enredo e compartilhar sentimentos e acções com as outras personagens! Acima de tudo tem de ser um livro que me faça querer ler mais e mais!

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Maratona: Comfy Reads

A maratona de agosto realiza-se desde as 00:00h do dia 29 de agosto até às 23:59h do dia 31 de agosto e tem como tema as "comfy reads", ou seja, leituras em que nos sentimos confortáveis, que são fáceis e leves para nós.
Em relação aos desafios acontece um na sexta, dois no sábado e outros dois no domingo.
O post de hoje serve como um plano do que pretendo ler durante estes três dias! 

Ora, na terra onde moro está a acontecer uma pequena feira do livro na biblioteca municipal e, leitora curiosa como sou, fui espreitar. Acabei por adquirir dois livrinhos, porque isto de andar a comprar livros em Inglês com 500 páginas pelo AwesomeBooks por 3 euros é muito bonito, mas depois quero aproveitar os descontos e promoções de Portugal em que um livro de 100 a 200 páginas custa 14 euros e me fica, com o desconto, a 12 euros e eu fico toda triste... Enfim, desabafos à parte, acabei por comprar estes dois livros:
Provavelmente vou começar com o "Bum!" de Mark Haddon, visto que é o mais curto dos dois (173 páginas). Deste autor já li "O Estranho Caso do Cão Morto" que gostei embora não tenha achado nada assim de muito genial. De seguida pretendo ler "Debaixo de Algum Céu" (199 páginas) do autor português Nuno Camarneiro que é docente na Universidade de Aveiro onde estudo e o qual já pude ouvir falar numa conferência que apreciei bastante e que me deixou curiosa por ler os livros dele, além disso a Vanda já leu (penso que) um livro e gostou. Se porventura me sobrar tempo, dou seguimento ao livro que comecei há pouco tempo e que parei não por não estar a gostar, mas simplesmente porque ando numa espécie de "ressaca" literária, que é o "Room" (321 páginas) da autora Emma Donoghue. Boas leituras e boa maratona a todos os participantes!

terça-feira, 12 de agosto de 2014

O Assassinato de Roger Ackroyd

Na semana passada li "O Assassinato de Roger Ackroyd", de Agatha Christie. Já tinha o livro cá em casa desde o Natal, altura em que o comprei para a minha mãe, que sempre gostou de policiais. É um livro bem típico da autora. Como ela própria referiu, é uma "história policial ortodoxa: assassínio, inquérito e a suspeita a cair sobre todos à vez!". Dito isto, desenganem-se os que acham que é "só mais um policial" e que é previsível. Deixem-me dizer, não vão adivinhar o assassino. Não até ao penúltimo capítulo, pelo menos. E mesmo quando as vossas desconfianças começarem, não vão querer acreditar. Mas a verdade é que, como sempre, tudo faz sentido. Todos os pequenos factos têm importância, desde uma cadeira mudada de sítio, a uma pena de ganso encontrada. E são todos estes pormenores, associados à figura excêntrica tão, tão típica de Hercule Poirot que fazem este policial destacar-se dos demais. É dos meus preferidos da autora, provavelmente só ultrapassado por "As Dez Figuras Negras". 
Tentei no dia seguinte ver o episódio da série de Hercule Poirot referente a este livro. Não consegui acabá-lo ainda... Quando davam na televisão, há uns bons anos, eram poucos os episódios que eu e a minha mãe perdíamos. Mas assim, tendo lido o livro e tendo a opção de comparar... Meu deus, que diferença de qualidade, quão mais óbvias e credíveis as coisas se tornam, que desatenção aos pormenores que faziam com que tudo encaixasse na perfeição... Fiquei desapontada, porque não era esta a lembrança que tinha de uma série da qual até gostava. Mas quanto ao livro, sem dúvida umas merecidas 5 estrelas!

domingo, 10 de agosto de 2014

Opinião: We Were Liars, E. Lockhart

Esta semana li o "We Were Liars" de E. Lockhart, após tanta recomendação online, no entanto, como se tratava de um contemporâneo e não sabia muito sobre ele, decidi ler em e-book ao invés de comprar o livro. Comecei a ler e a gostar do tipo de escrita refrescante, o enredo cheio de intriga, as personagens achei um pouco semelhantes entre si e a Cadence um pouco irritante, mas ainda assim o final foi realmente o que mais me surpreendeu! Absolutamente inesperado, com um estilo até oposto ao restante livro, mais misterioso e dramático. Recomendo a quem quer uma leitura rápida e leve mas surpreendente, tentem só não pesquisar muito sobre o livro antes, pois podem arruinar a vossa leitura! No Goodreads dei 4 em 5 estrelas pois tenho ideia de que o género literário contemporâneo é sempre mais ou menos o mesmo tipo de histórias e personagens, no entanto, este conseguiu cativar-me do início ao fim! Deixo aqui uma fotografia que tirei com o instagram antes de ter começado a ler e uma frase que gostei e que demonstra um pouco a maneira de escrever da autora.

 We looked at the sky. So many stars, it seemed like a celebration, a grand, illicit party the galaxy was holding after the humans had been put to bed.

quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Maratona: Balanço final


Não consegui completar o bingo. Ainda assim, consegui eliminar 15 das 16 categorias. Para ficar com o cartão mais preenchidinho ( :p ) risquei algumas categorias que inicialmente tinha atribuído a um livro mas que na realidade vários preenchiam. Assim, a única categoria que ficou por riscar foi a "mais de 400 páginas". Ao longo da maratona li "Histórias da Terra e do Mar", de Sophia de Mello Breyner Andresen (131 páginas), "Divergente", de Veronica Roth (350 páginas) e "A Viagem do Elefante", de José Saramago (até Domingo li 183 páginas das 258 totais), perfazendo um total de 664 páginas. Não cheguei então a ler "A Morgadinha dos Canaviais", de Júlio Dinis, que certamente ainda será uma leitura deste Verão.

Maratona: Desafios em atraso

Reading Pause #4

Partilhem as citações que marcaram a vossa maratona.

Não sou muito de tirar citações. Leio, gosto, mas acabo quase sempre por me esquecer de apontar. Houve, no entanto, algumas d'A Viagem do Elefante que mereceram registo:
  • "Somos cada vez mais, os defeitos que temos, não as qualidades."
  • "Como já deveríamos saber, a representação mais exacta, mais precisa, da alma humana é o labirinto. Com ela tudo é possível."
  • "É a diferença entre um categórico Levanta-te e um dubitativo E se tu te levantasses. Há mesmo quem sustente que esta segunda frase, e não a primeira, foi a que jesus realmente proferiu, prova provada de que a ressurreição, afinal, estava, sobretudo, dependente da livre vontade de lázaro e não dos poderes milagrosos, por muitos sublimes que fossem, do nazareno. Se lázaro ressuscitou foi poque lhe falaram com bons modos, tão simples como isto."
  • "A verdade, se quisermos aceitá-la em toda a sua crueza, é que, simplesmente, não é possível descrever uma paisagem com palavras. Ou melhor, ser possível é, mas não vale a pena. Pergunto se vale a pena escrever a palavra montanha se não sabemos que nome se daria a montanha a si mesma. Já a pintura é outra coisa, é muito capaz de criar sobre a paleta vinte e sete tons de verde seus que escaparam à natureza, e alguns mais que não o parecem, e a isso, como compete, chamamos arte. Às árvores pintadas não caem as folhas."

Lazy Sunday #2

O que estás a achar do livro que estás a ler até agora? Usa uma única palavra/expressão.

Ora, no Domingo estava a ler A Viagem do Elefante. Gostei imenso deste livro, como Saramago já me vem habituando. Narra a viagem do elefante Salomão (mais tarde Solimão) e do seu cornaca Subhro (mais tarde Fritz) desde Lisboa até Viena de Áustria. Tal poderia ser feito em 10 páginas. Mas foi feito - e bem feito! - em 258 páginas. Assim, a expressão que escolho é sátira genial. Porque, no meio de descrições há sempre as suas inevitáveis divagações, na maioria de carácter irónico ou satírico. Como alguém disse na crítica a este livro no Goodreads, "Mais ninguém chegará a este nível na nobre arte de encher chouriços." Não sei como o descrever melhor.

Desafio Final - Leituras com sabor a Verão

Para terminar esta maratona de uma forma diferente, achamos que a resposta a uma TAG tendo por base os livros da maratona seria uma boa forma!
Por isso, foquem-se nos livros que leram durante esta quinzena e respondam às categorias.

- Sol: qual o livro que brilhou mais nesta maratona (livro preferido) - "A Viagem do Elefante", José Saramago
- Escaldão: qual o livro que te deixou cheia de arrependimentos (livro que menos gostaste) - Histórias da Terra e do Mar, Sophia de Mello Breyner. (Não que me tenha arrependido nem que não tenha gostado, mas foi provavelmente o que menos gostei... Talvez por ser também uma re-releitura me tenha cativado menos...)
- Gelado: qual o autor cuja escrita te deliciou - José Saramago
- Bóias: qual o livro que foi custoso de ler mas que conseguiste terminar - Histórias da Terra e do Mar, Sophia de Mello Breyner. (Pelas mesmas razões referidas anteriormente)
- Piscina: Qual foi a leitura leve e refrescante - Divergente, Veronica Roth
- Picnic: Quais as personagens com as quais gostarias de passar tempo - Tris, Tobias, o elefante Salomão e o cornaca Subhro.


terça-feira, 5 de agosto de 2014

Maratona: Balanço Final

Como se pode ver pela imagem não consegui concluir o meu bingo, sendo que só completei 11 categorias das 16. Iniciei a maratona com o "The Black Cat" de Edgar Allan Poe que detestei ainda que tenha sido uma leitura curta (15 páginas). No dia seguinte da maratona comecei o "The Hobbit" de J.R.R.Tolkien que amei, foi o meu livro preferido de todos e a leitura mais extensa que fiz (276 páginas). Na segunda semana da maratona comecei o "An Abundance of Katherines" de John Green que foi uma leitura mais ligeira ainda que também demorada visto que estive de férias a acampar com os meus irmãos durante essa semana e, como tal, li pouquinho, apenas as 213 páginas do livro. No fim de semana ainda tentei ler o "Everything Leads to You" de Nina Lacour, no entanto, não me estava a agradar nada apesar de muitos booktubers o terem recomendado, não me estava a relacionar nada com as personagens e a acção simplesmente não me cativou, sendo que li apenas 20 páginas.
Desta forma, concluí 3 livros inteiros e li ao todo 524 páginas durante a maratona literária!

Quanto aos desafios:
21 Julho: Monday Bookshelf mix #1
22 Julho: Reading pause #1 
23 Julho: Check point #1
24 Julho: Anúncio do tema Book Weekend Shot #1
25 Julho: Reading pause #2
26 Julho: Check point#2 e Publicação fotos Book Weekend Shot #1
27 Julho: Lazy Sunday #1 e Publicação fotos Book Weekend Shot #1
28 Julho: Monday Bookshelf mix #2
29 Julho: Check point #3
30 Julho: Reading pause #3
31 Julho: Anúncio do tema Book Weekend Shot #2
1 Agosto: Check point #4
2 Agosto: Reading pause #4 e Publicação fotos Book Weekend Shot#2
3 Agosto: Lazy Sunday #2 e Publicação fotos Book Weekend Shot#2

4 Agosto: Desafio Final - Leituras com Sabor a Verão

Ainda que tenha tido alguns atrasos, consegui cumprir com todos os desafios e diverti-me imenso a responder a cada um e a ver as respostas de todos os participantes!
Em suma, considero que foi uma maratona bastante interactiva e engraçada. As administradoras estão de parabéns por terem organizado duas semanas recheadas de leituras num bingo bastante criativo, apesar de não o ter concluído fiquei bastante feliz com a minha prestação e que venha a maratona de Agosto!!

Maratona: Desafio Final - Leituras com Sabor a Verão

Para terminar esta maratona de uma forma diferente, achamos que a resposta a uma TAG tendo por base os livros da maratona seria uma boa forma!
Por isso, foquem-se nos livros que leram durante esta quinzena e respondam às categorias.

- Sol: qual o livro que brilhou mais nesta maratona (livro preferido) - "The Hobbit" de J.R.R.Tolkien
- Escaldão: qual o livro que te deixou cheia de arrependimentos (livro que menos gostaste) - "The Black Cat" de Edgar Allan Poe
- Gelado: qual o autor cuja escrita te deliciou - "The Hobbit" de J.R.R.Tolkien
- Bóias: qual o livro que foi custoso de ler mas que conseguiste terminar - "The Black Cat" de Edgar Allan Poe (apesar de ser uma short story foi precisa muita coragem para o terminar)
- Piscina: Qual foi a leitura leve e refrescante - "An Abundance of Katherines" de John Green
- Picnic: Quais as personagens com as quais gostarias de passar tempo - Gandalf, Bilbo, Colin, Hassan e Lindsey.

segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Lazy Sunday#2.

O que estás a achar do livro que estás a ler até agora? Usa uma única palavra/expressão:
 
O livro que estava a tentar ler no fim-de-semana era o "Everything Leads to You" de Nina Lacour e a única coisa que estava a achar dele era: absoluto tédio. Juro que bocejei imenso nas primeiras 20 páginas daquele livro e a ficar cheia de sono, completamente desinteressada da acção e sem qualquer tipo de ligação com as personagens. Deixei-o de lado e não me arrependo, mais rapidamente lia um dicionário do que aquele livro... Acho que a única coisa de jeito é só mesmo a capa que é bem queridinha. Não sei porquê que tanta gente o recomenda, talvez um dia lhe dê uma segunda oportunidade, mas por agora fica ali escondido num canto da estante do tablet (sim, porque felizmente não gastei dinheiro no livro físico e tenho-o em e-book!).

Maratona: Reading Pause#4.

Partilhem as citações que marcaram a vossa maratona.
 
A ler o "The Hobbit" houve particularmente uma parte que adorei, o momento em que o Bilbo e o Gollum fizeram riddles (ou enigmas) um ao outro, como por exemplo este:
 
 



domingo, 3 de agosto de 2014

Maratona: Book Weekend Shot #2

Durante este fim de semana, convidamos-vos a tirarem uma foto à vossa leitura do momento tendo por base o tema CORES DO VERÃO.

Azul de céu limpo, azul de mar sem fim, o meu azul de sempre; verde dos pinheiros que me rodeiam e do meu jardim, meu abrigo; amarelo/laranja de calor e do sol que me faz acordar com um sorriso.


Maratona: Book Weekend Shot#2.

O Verão este ano anda muito tímido e para estes lados esteve a chover praticamente o fim de semana inteiro, no entanto, uns raios de sol foram vislumbrados no meu jardim agora de tarde e, eu como até já tinha uma ideia na cabeça para este desafio, peguei logo nas minhas coisas e corri com a máquina na mão. Eis o resultado:
Ora, peguei nalguns dos livros do meu bingo literário e numa das actividades que mais gosto de fazer no Verão e surgiu este belo e colorido piquenique literário! Tem cores vivas e alegres, como um agradável Verão está preenchido delas, além disso foi uma espécie de evento de celebração e despedida desta maratona que termina hoje (apesar de eu não conseguir acabar o meu bingo...) e no qual eu gostei imenso de participar, por ter tido uma adesão imensa, por ser tão interactivo e, por ter partilhado esta experiência com a minha melhor amiga Vanda! :D

Maratona: Reading Pause#3.

Em homenagem aos maratonistas brasileiros que participam nesta maratona de Verão estando no Inverno, compartilhem connosco a melhor leitura que fizeram neste Inverno e que recomendam.

A leitura mais interessante e agradável que fiz em Janeiro deste mês, pleno Inverno, foi "A Rapariga que Roubava Livros" de Markus Zusak. Basicamente retrata a vida durante a 2ª Guerra Mundial, narrada pela Morte, centrando-se na história da pequena Liesel que é adoptada por uma família composta por Hans e Rosa Hubermann que, mais tarde, acolhem e escondem um judeu chamado Max por quem Liesel vai nutrir um grande carinho. Liesel rouba livros apesar de só mais tarde aprender a ler, com Hans, na cave. O livro é absolutamente emocionante, as personagens são muito realistas, a acção é extremamente cativante apesar de ser uma leitura mais demorada. Aconselho imenso este livro a toda a gente, além disso já tem filme que, na minha opinião, está muito bom apesar de omitir algumas partes do livro que considerava importantes.

sábado, 2 de agosto de 2014

Maratona: Check-Point#3. & #4.

Na altura do check-point #3. estava de férias e só tinha internet (muito lenta e fraca!) no tablet, além disso ainda ia a meio do livro "An Abundance of Katherines" de John Green e, como tal, o bingo não sofria qualquer tipo de alteração relativamente ao check-point anterior. Ontem acabei o livro do John Green e agora o meu bingo está assim:

Tenho ao todo já 11 categorias completas, faltam ler o "Everything Leads to You" e o "Cloud Atlas", vai ser bastante difícil completar o bingo, visto que já só tenho até à meia noite de amanhã, mas vou tentar dar o meu máximo na leitura, concluir o número 5 e ler pelo menos 100 páginas do número 3.
© The Bookmark
Maira Gall