segunda-feira, 29 de maio de 2017

Opinião | Awabi, Kan Takahama

FICHA TÉCNICA
Título: Awabi
Autor: Kan Takahama
Editora: Ponent Mon
Data: 2006
Páginas: 144
SINOPSE
El amor tiene muchas formas. A veces es dulce, pero generalmente duele. A veces, muy sencillo, pero lo normal es que sea complicado. A veces, ciego, pero siempre inevitable. Kan Takahama nos las muestra a través de diferentes historias: la relación de una mujer con los ancianos de un asilo frente al que aparece desmayada misteriosamente, la de un hombre casado y su amante que acaba de sobrevivir a un intento de suicidio... Tal vez no se pueda comprender el amor, pero Takahama se acerca mucho. (sinopse original da edição espanhola)

O amor tem muitas formas. Às vezes é doce, mas geralmente dói. Às vezes, muito simples, no entanto o normal é que seja complicado. Às vezes, cego, mas sempre inevitável. Kan Takahama mostra-nos através de diferentes histórias: a relação de uma mulher com idosos de um lar em que aparece misteriosamente desmaiada, a de um homem casado e a sua amante que acaba de sobreviver a uma tentativa de suicídio... Talvez não se possa compreender o amor, mas Takahama aproxima-se bastante disso. (Tradução feita por mim)

OPINIÃO

sábado, 27 de maio de 2017

Opinião | Boneca de Luxo, Truman Capote

FICHA TÉCNICA
Título: Boneca de Luxo
Autor: Truman Capote
Colecção: Mil Folhas - Nº 22
Editora: Público
Data: 2002
Páginas: 96
SINOPSE
Em 1958, numa América ainda não imune ao espectro da guerra fria e já marcada por uma certa ânsia de transgressão, Boneca de Luxo parecia combustanciar verdadeiramenteo espírito da época e, ao mesmo tempo, propor uma filosofia de vida capaz de converter os modelos severos de moral puritana numa prática pura de alegria, da "irreflexão", da vitalidade.
Holly Golightly, a extraordinára protagonista, é uma rapariga alegremente avessa às convenções sociais e às conveniências, que se orienta nas sua opções por uma profunda moralidade, feita de solidariedade, de gestos generosos, de absoluta falta de malícia, e que, precisamente por isso, infringe as obtusas normas de moral burguesa. Com a pequena corte de indivíduos "esquisitos" de que se rodeia, constitui um núcleo que involuntariamente prefigura uma socialidade diferente, mais aberta e, afinal de contas, mais feliz. Mas o mundo que a circunda não aceita facilmente a sua ingénua atitude contra a corrente, e Holly será obrigada a pagar por isso: envolvida sem culpa numa questão de droga, acabará por se libertar, mas será abandonada pelo homem com quem estava para casar. E, todavia, o conformismo não triunfa, já que a rapariga parte, pronta a recomeçar a sua vida noutro lado, com uma carga vital quiçá acrescida.
Divertido, fascinante, perfeitamente equilibrado do ponto de vista estilístico, este romance é, sem dúvida, a obra mais feliz e agradável da actividade literária de Truman Capote - apesar de estarmos na presença de um apaixonado e firme empenho de denúncia civil.

OPINIÃO

quarta-feira, 17 de maio de 2017

Opinião | A Minha Pequena Livraria, Wendy Welch

© The Bookmark
Maira Gall