Já há bastante tempo que andava curiosa por esta trilogia, no entanto, medricas como sou, fui adiando até que chegou a oportunidade perfeita para o ler, a Spook-A-Thon. Acabei por descobrir, à medida que ia lendo, que o livro cria todo o tipo de sentimentos excepto o de medo! Jacob, o nosso personagem principal de 16 anos, ao longo da sua infância vai ouvindo histórias do seu avô sobre um lar numa ilha misteriosa, onde moram crianças com características um pouco peculiares. Apesar de à medida que vai crescendo ir deixando de acreditar nessas histórias, a morte do seu avô em circunstâncias um pouco duvidosas fazem com que Jacob viaje até Cairnholm e se depare com uma realidade que poderá ser mais trágica do que parece. Confesso que o livro estava longe de ser aquilo que eu esperava e o meu processo de leitura foi um pouco estranho. Devorei o livro até cerca de metade e estava a adorar cada pedacinho! Adorei o facto de o autor ter demorado o seu tempo a contextualizar a relação entre avô e neto, achei muito interessante a forma como Jacob questionou todos os detalhes da parte fantasiosa que o enredo tem, dando hipóteses que o próprio leitor ia colocando, tornando a história um pouco mais credível, é tudo tão bem explicado e o facto de ser ilustrado por fotografias não manipuladas torna tudo tão mais cativante!
A meio da minha leitura fui ao cinema ver a adaptação dirigida por Tim Burton, um pouco a medo de perder o interesse na minha leitura visto que ia saber o final do livro através do filme. Confesso que a parte do filme que correspondia ao que já tinha lido me deixou um bocado desiludida, talvez pela maneira como gosto de ver as coisas certinhas e o filme adulterou algumas partes do livro, no entanto, assim que o desconhecido me despertou a atenção fiquei completamente agarrada. Adorei imenso o seguimento da história e a forma como as personagens utilizavam os seus dons e se uniam para derrotar o inimigo! Quando retomei a minha leitura, apercebi-me que a história já não tinha nada a ver com o filme! Por um lado isso foi bom pois continuei na expectativa de descobrir mais e mais da história à medida que as páginas passavam, no entanto confesso que gostei mais desenvolvimento da história no filme que da do livro... Creio que foi uma abordagem muito mais interessante e aproveitou melhor a densidade de todas as personagens bem como as suas peculiaridades do que no livro que se centrou mais em duas ou três e os outros ficaram a olhar... Talvez isto se explique pelo facto do livro estar inserido numa trilogia, sendo que o final ficou em aberto pois a história irá continuar no segundo volume, sendo que o filme teve um final fechado pelo que suponho que a adaptação cinematográfica tenha terminado por aqui...
Assim sendo, gostei mais da primeira metade da história pelo livro e mais da segunda metade pelo filme, se é que me faço entender, se calhar só para quem já estiver a par dos dois isto fará algum sentido... seja como for recomendo a leitura, dei quatro estrelas no goodreads!