Comecei a ler o manga Orange porque também tinha começado a ver o anime e suscitou-me interesse e vontade de finalmente experimentar ler um manga. Confesso que fiquei um pouco assustada ao ver o volume dos dois livros, mas assim que comecei a ler e me apercebi do quão rápido se lê um manga foi difícil até fazer pausas na leitura. Uma coisa que me mete um pouco de impressão é o facto de não ter páginas e não conseguir acompanhar a evolução da leitura no goodreads, pela primeira vez já há muito tempo limitei-me a confiar no marcador de livros com que ia assinalando a página em que ficava em cada pausa.
Agora concentrando-me mais no enredo da obra: Orange conta a história de seis amigos no secundário, sendo que cinco deles, certo dia, recebem cartas deles próprios escritas 10 anos no futuro a pedir que tomem conta de Kakeru, o sexto amigo, um rapaz que se transfere e de quem eles não sabem nada, apenas que o têm que salvar! Há mistura de amizade, algum romance, mistério, mas acima de tudo um tema bastante pesado sobre depressão, arrependimento e até suicídio.
São muitas as emoções à flor da pele, mas confesso que gostei mais da primeira parte que da segunda, senti que a segunda foi um pouco repetitiva e até que dava demasiados spoilers à medida que se ia lendo, o final foi um pouco abrupto e até previsível, mas confesso que gostei imenso de ler o Orange por retratar sentimentos que são sentidos por muitos adolescentes, principalmente os que têm uma situação familiar problemática como a de Kakeru, no entanto, de forma bastante espaçada. Apesar de Kakeru e Naho serem as personagens principais, foi Suwa com quem mais simpatizei pelo seu altruísmo e companheirismo, por ser o rapaz ideal de qualquer rapariga e, no entanto, não ter um final tão feliz nesse aspeto. Confesso que não gostei tanto da explicação do buraco negro ou triângulo das Bermudas para o "milagre" das cartas serem enviadas do futuro para o passado e considero que até foi um detalhe mal explorado e explicado.
Quanto ao anime, ainda não o vi todo, mas parece-me que será menos repetitivo e confuso, se alguém já viu este e quer uma sugestão de algo semelhante recomendo o Erased - Boku dake ga Inai Machi.
4 estrelas em cada livro, ainda que o segundo seja mais 3,5, no goodreads!
4 estrelas em cada livro, ainda que o segundo seja mais 3,5, no goodreads!