domingo, 19 de outubro de 2014

Opinião: A Monster Calls, Patrick Ness

Comecei a ler este livro por dois motivos: por andar já há muito tempo absolutamente ansiosa por ler algo deste autor; para um trabalho universitário de edição. Quanto ao primeiro motivo, penso que superou as expectativas que eu tinha, adorei a escrita do autor, adorei como certos pormenores como os 3 contos contados pela árvore se interligaram e fizeram tanto sentido no final. Quanto ao segundo, espero que a Professora aceite a minha escolha de livro para o trabalho, porque sinceramente, agora que o terminei, não me vejo a trabalhar sobre outro que não este...
A maior parte das pessoas que lêem este blog não me conhece nem à minha história de vida, mas digo-vos, nunca um livro teve tanta ligação comigo como este e, talvez por isso, me tenha emocionado tanto a lê-lo, digo com sinceridade que a cerca de 60 páginas de o concluir tive que interromper por momentos para chorar por me rever em tantos sentimentos expostos na história!
Quando eu era pequena tinha imensos pesadelos com um robusto e extremamente alto pinheiro manso que existe em frente da minha casa, acordava constantemente a chorar e a gritar por sonhar que o pinheiro caía em cima da minha casa e nos matava a todos até que, um certo dia, o meu avô (a pessoa mais importante da minha vida!) abdicou do seu tempo de adulto para escutar os meus medos e explicar-me que a natureza, independentemente do seu tamanho, nunca estaria contra mim, pelo contrário. Além disso, ele faleceu com uma infecção nos pulmões da medicação forte que lhe deram enquanto esteve internado no hospital, tal como a mãe do Conor.
Além do enredo completamente realista ainda que contenha o tal lado mais sobrenatural que é a árvore encarada como um monstro, do tema um pouco mais pesado da doença terminal que se supõe que seja o cancro ainda que sempre com a crença constante da cura, as ilustrações de Jim Kay complementam o livro de uma forma absolutamente incrível!
Dei 5 estrelas no goodreads se pudesse dava muitas mais, recomendo a toda a gente, é um livro que se lê muito rápido e se conseguirem, leiam a versão do livro que tem as ilustrações pois há edições que não têm.

sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Acabadinhos de chegar!


Tecnicamente não foram acabadinhos de chegar porque chegaram no início da semana a casa dos meus irmãos no Porto, mas só agora mesmo é que os recebi em mãos! O ideal era ler os três já este mês até porque não são muito extensos, mas com a universidade e como ainda nem a meio do "White Teeth" vou provavelmente só vou ler o "A Monster Calls" de Patrick Ness pois em princípio vou escrever um artigo sobre ele para uma das cadeiras de edição! Seja como for, estou ansiosa por lhes pôr os olhos em cima!! E os marcadores também foram um belo presente, gosto particularmente do roxo que contém a citação de C.S.Lewis!

quinta-feira, 2 de outubro de 2014

Maratona: Calhamaços - Desafio#10.

[Desafio 10] Guarda-Chuva
Elemento essencial nesta estação, já que a chuva aparece de vez enquanto. Dos livros que leste durante a maratona qual o livro que salvarias de uma chuvada? Caso só tenhas lido um, achas que esse livro merecia ser salvo da chuva ou não?

Eu só li umas míseras 122 páginas do livro "White Teeth" de Zadie Smith, mas definitivamente salvava o livro da chuva!! Li pouco, no entanto, do que li, gostei imenso do tipo de escrita da autora, das personagens fora do comum, o enredo ainda não percebi muito bem onde vai parar portanto não quero opinar muito, mas está a ser uma grande leitura tanto em quantidade como qualidade! E assim se acaba mais uma maratona, apesar de não ter cumprido com o objetivo de ler pelo menos 400 páginas e de nem sempre ter posto os desafios a tempo, gostei mais uma vez de participar e da criatividade e esforço das administradoras. Obrigada! Boas leituras a todos!

Maratona: Calhamaços - Desafio#9.

[Desafio 9] Manta
Quem não gosta de ler ao som da chuva, embrulhada num manta bem confortável? Este é um dos prazeres que nasce Outono e se prolonga durante o Inverno.Tem alguma manta que te acompanhe nas leituras de Outono? Mostra-nos!

Tenho sempre uma mantinha azul em cima da minha cama para me deitar lá a ler bem aconchegada e quentinha, era a manta que partilhava com a minha gatinha até ela morrer. Entretanto já a partilhei com mais dois gatitos (a minha nova gatinha e o gato dos vizinhos que saltou para a rede onde eu estava deitada com a manta a ler numa das maratonas do verão). Mas sem dúvida que é um dos objetos sempre presentes nas minhas leituras! Eis algumas das fotografias:

gatos, mantas e livros... my work here is done! :)


© The Bookmark
Maira Gall