sábado, 26 de julho de 2014

Maratona: Reading Pause #2

Para algumas pessoas o Verão é sinal de roadtrip. Que tal fazermos uma roadtrip literária? Escolhe 4 países que gostarias de visitar no Verão e um autor de cada um desses países que te desperte a curiosidade.

Reino Unido - Jane Austen. O Reino Unido é um dos países que mais curiosidade tenho em visitar. Gosto da língua, e adoraria conhecer tanto os sítios mais turísticos, como quaisquer outros. Quanto à autora, Jane Austen é uma escritora poderosa, e os seus livros deliciam-me há já uns anos...

Espanha - Carlos Ruiz Zafón. Tornou-se num dos meus autores favoritos assim que li A Sombra do Vento, há já uns três anos... Depois desse li O Jogo do Anjo e Marina. A sua escrita fluida e quase poética leva-me a crer que seria fantástico conhecer este senhor e poder conversar com ele. Além disso, mal conheço Espanha, mesmo estando aqui ao lado, pelo que seria sem dúvida um país a acrescentar à minha roadtrip.

EUA - F. Scott Fitzgerald. Ir aos Estados Unidos é sem dúvida um sonho. Somos bombardeados diariamente com informações, imagens e factos deste país e não acho que haja uma pessoa que não tenha o mínimo de curiosidade de visitar uma parte infinitesimal desta potência mundial. E se fosse os EUA de Fitzgerald aquando do The Great Gatsby, seria ainda melhor. Os anos 20 fascinam-me, e com este senhor ao lado, a conversa seria certamente deliciosa!

Rússia - Vladimir Nabokov. Aqui acho que a escolha foi mais pelo autor do que pelo país em si. Não me entendam mal, adoraria conhecer a catedral de São Basílio, o Kremlin - Moscovo no geral - , St. Petersburg... Mas gostava também de conhecer Nabokov e lhe fazer a pergunta provavelmente mais repetida na sua carreira: "Porquê escrever Lolita?". Li o livro no ano passado e gostei genuinamente. Se por um lado somos obrigados a reconhecer a genialidade do escritor ao enredar toda aquela história, exprimindo tão bem os sentimentos das personagens e mostrando como se pode ser tão controlado pelo amor, a natureza desse mesmo amor é repugnante, não nos deixa estabelecer laços com H.H., como é habitual num romance casual. Mas o que o levou a escrever um romance com tal temática, isso continua uma questão... 

Sem comentários

Enviar um comentário

© The Bookmark
Maira Gall