quinta-feira, 31 de julho de 2014

Maratona: Reading Pause #3

Em homenagem aos maratonistas brasileiros que participam nesta maratona de Verão estando no Inverno, compartilhem connosco a melhor leitura que fizeram neste Inverno e que recomendam. Colegas brasileiros partilhem connosco a vossa melhor leitura deste Verão.

Como já tinha dito numa das publicações anteriores, raramente consigo encontrar tempo para um livro durante o ano lectivo. Este ano então, foi completamente impossível ler alguma coisa... De literatura, pelo menos... Portanto o que aqui deixo foi o livro que me acompanhou em dezembro passado e, tendo-o lido quase na íntegra, penso ter legitimidade para falar sobre ele. Nonlinear Dynamics and Chaos, de Strogatz é um livro de introdução a sistemas dinâmicos e é delicioso de ler. É técnico, mas com um tom conversacional, muito informal e de fácil leitura. Tem imensos exemplos de aplicações nas mais diversas áreas, desde a ecologia à física. Sabiam que os pirilampos sincronizam o seu piscar? Que há reacções químicas que oscilam entre estados distintos? Que os surtos de insectos em coníferas são agora explicados devido ao estudo de pontos fixos? E se estudássemos o amor entre Romeu e Julieta com pontos fixos e bifurcações? E o "efeito borboleta", diz-vos alguma coisa? Strogatz faz um trabalho fantástico ao explicar todos os temas, todos os exemplos, com uma linguagem fácil de entender e com uma matemática e uma física descomplicadas, entrando só onde necessário.




quarta-feira, 30 de julho de 2014

Maratona: Monday Bookshelf Mix #2 & Check Point #3

Monday Bookshelf Mix #2

Que 3 cores associas ao Verão? Mostra-nos 3 livros que gostarias de ler ou comprar neste Verão, um para cada uma das cores escolhidas.

Azul de céu limpo, azul de mar sem fim, o meu azul de sempre; verde dos pinheiros que me rodeiam e do meu jardim, meu abrigo; amarelo/laranja de calor e do sol que me faz acordar com um sorriso.


Check Point #3

Nos últimos dias, devido a situações diversas, tem-me sido quase impossível ler, pelo que o meu cartão bingo está completamente igual... Estou neste momento a ler A Viagem do Elefante, de José Saramago, e até agora está a ser uma leitura agradável, como sempre com este grande escritor.

terça-feira, 29 de julho de 2014

Maratona: Monday Bookshelf Mix#2.

Que três cores associas ao Verão? Mostra-nos três livros que gostarias de ler ou comprar neste Verão, um para cada cada uma das cores escolhidas.

Azul, por ser uma cor que remete para momentos de calma e descanso, sendo que as férias servem para isso mesmo e, como está calor, faz lembrar a água seja da piscina ou mar, que tanto nos refresca nesta altura. O livro cuja capa tem predominantemente esta cor é o "Four, a Divergent Collection" da Veronica Roth, que eu quero comprar e ler o quanto antes.
Amarelo, é a cor do sol, da areia, de diversos elementos de Verão, bem como da capa do livro "Mr. Penumbra's 24-hour bookstore" de Robin Sloan que me deixa a andar basta te intrigada para o ler.
Por fim, o verde, visto que moro no campo e é nesta altura que a natureza está no auge do seu esplendor! O livro que bem o demonstra e que imensa gente o recomenda é o "Anna and the French Kiss" de Stephanie Perkins.




segunda-feira, 28 de julho de 2014

Maratona: Lazy Sunday #1

Conta-nos como é que o livro que estás a ler veio parar às tuas mãos. Onde ouviste falar nele pela primeira vez e porque decidiste lê-lo?

Decidi ler A Viagem do Elefante, de José Saramago devido ao autor. Gosto bastante da sua escrita e da sua genialidade ao fazer passar uma mensagem. Quanto ao livro em si, já tinha ouvido falar dele por intermédio de conhecidos, e quando decidi fazer uma visita à minha lista de livros "a ler" no Goodreads para escolher os livros para a maratona, acabei por escolher este por se adequar a algumas das categorias que me faltavam preencher no cartão bingo.

domingo, 27 de julho de 2014

Maratona: Lazy Sunday#1.

Conta-nos como é que o livro que estás a ler veio parar às tuas mãos. Onde ouviste falar nele pela primeira vez e porque decidiste lê-lo?




O livro que comecei hoje a ler é o "An Abundance of Katherines" do escritor John Green e basicamente decidi ler por causa do autor. O primeiro livro dele que li foi o "The Fault in Our Stars" no natal de 2012, oferecido pelos meus irmãos, ainda eu não tinha ouvido falar de toda a polémica em torno do autor e das suas obras. Li-o em dois dias, chorei, tornou-se num dos meus livros preferidos. Depois comprei os outros dois: "Paper Towns" e "Looking for Alaska", gostei imenso do primeiro, não gostei tanto do segundo (ao contrário da maior parte das pessoas). E acabei por encomendar no BookDepository este e o "Will Grayson, Will Grayson" escrito em conjunto com o David Levithan, optei por ler este primeiro porque sinceramente me desperta mais curiosidade (apesar do outro ter uma pontuação mais alta no GR e de eu ter adorado o livro do David Levithan que li). E pronto, basicamente é esta a história!

Maratona: Book Weekend Shot#1.

Durante o próximo fim de semana convidamos-vos a tirarem uma fotografia à vossa leitura do momento tendo por base o tema ÁGUA.

Eis aqui a minha fotografia do livro "An Abundance of Katherines" de John Green a tomar um belo banho na minha piscina, sempre com precaução para não cair da sua prancha insuflável! Ah, e há que ter cuidado com o sol que está forte, daí os óculos!
(clicar em cima da fotografia para ver em tamanho maior)

Maratona: Book Weekend Shot #1

Book Weekend Shot#1: Durante o próximo fim de semana convidamos-vos a tirarem uma foto à vossa leitura do momento tendo por base o tema ÁGUA. Podem tirar uma foto do livro que estão a ler junto ao mar, a um rio, etc...Sejam originais!

Salomão (o elefante) estava cansado da sua viagem megalómana de Lisboa até Viena e decidiu fazer uma pausa quando encontrou um amigo, e um lago... no meu jardim! :D


Maratona: Check Point #2

Visto que no último check point tinha já incluído o Divergente, embora ainda não o tivesse acabado, o meu cartão bingo continua agora exactamente igual. Acabei ontem de o ler, e já comecei hoje A Viagem do Elefante, que me vai permitir eliminar mais três categorias.


Maratona: Check-Point#2.

Olá! Hoje acabei o "The Hobbit" de J. R. R. Tolkien e... ADOREI! Gostei imenso do tipo de escrita do autor, das descrições pormenorizadas e com adjectivos perfeitos que fazem com que o leitor se sinta presente na acção, com personagens interessantes e diferentes, um enredo que não nos deixa parar um segundo... Enfim, foi uma leitura que me durou a semana toda, mas absolutamente cativante! Com o final do livro, acumulei ao todo 8 categorias finalizadas. Hoje vou começar o livro do John Green "An Abundance of Katherines" e este é já o quarto livro dele que leio, portanto estou entusiasmada para o começar e penso que será uma leitura mais rápida que a que concluí agora. No entanto, amanhã vou com os meus irmãos acampar na praia até sexta e vai ser um pouco mais difícil fazer os desafios e até arranjar tempo para ler, mas vou levar o meu tablet e tentar acompanhar ao máximo! Resto de boas leituras a todos!

sábado, 26 de julho de 2014

Maratona: Reading Pause #2

Para algumas pessoas o Verão é sinal de roadtrip. Que tal fazermos uma roadtrip literária? Escolhe 4 países que gostarias de visitar no Verão e um autor de cada um desses países que te desperte a curiosidade.

Reino Unido - Jane Austen. O Reino Unido é um dos países que mais curiosidade tenho em visitar. Gosto da língua, e adoraria conhecer tanto os sítios mais turísticos, como quaisquer outros. Quanto à autora, Jane Austen é uma escritora poderosa, e os seus livros deliciam-me há já uns anos...

Espanha - Carlos Ruiz Zafón. Tornou-se num dos meus autores favoritos assim que li A Sombra do Vento, há já uns três anos... Depois desse li O Jogo do Anjo e Marina. A sua escrita fluida e quase poética leva-me a crer que seria fantástico conhecer este senhor e poder conversar com ele. Além disso, mal conheço Espanha, mesmo estando aqui ao lado, pelo que seria sem dúvida um país a acrescentar à minha roadtrip.

EUA - F. Scott Fitzgerald. Ir aos Estados Unidos é sem dúvida um sonho. Somos bombardeados diariamente com informações, imagens e factos deste país e não acho que haja uma pessoa que não tenha o mínimo de curiosidade de visitar uma parte infinitesimal desta potência mundial. E se fosse os EUA de Fitzgerald aquando do The Great Gatsby, seria ainda melhor. Os anos 20 fascinam-me, e com este senhor ao lado, a conversa seria certamente deliciosa!

Rússia - Vladimir Nabokov. Aqui acho que a escolha foi mais pelo autor do que pelo país em si. Não me entendam mal, adoraria conhecer a catedral de São Basílio, o Kremlin - Moscovo no geral - , St. Petersburg... Mas gostava também de conhecer Nabokov e lhe fazer a pergunta provavelmente mais repetida na sua carreira: "Porquê escrever Lolita?". Li o livro no ano passado e gostei genuinamente. Se por um lado somos obrigados a reconhecer a genialidade do escritor ao enredar toda aquela história, exprimindo tão bem os sentimentos das personagens e mostrando como se pode ser tão controlado pelo amor, a natureza desse mesmo amor é repugnante, não nos deixa estabelecer laços com H.H., como é habitual num romance casual. Mas o que o levou a escrever um romance com tal temática, isso continua uma questão... 

sexta-feira, 25 de julho de 2014

Maratona: Reading Pause#2.

Para algumas pessoas o Verão é sinal de roadtrip. Que tal fazermos uma roadtrip literária? Escolhe 4 países que gostarias de visitar no Verão e um autor de cada um desses países que te desperte a curiosidade.

Austrália: Markus Zusak. Não sei bem porquê mas é um dos países que mais curiosidade e vontade tenho de conhecer e, quanto mais informação obtenho dele mais se torna um daqueles destinos que quero mesmo um dia visitar! Quanto ao autor, já li o best-seller pelo qual é mais conhecido "A Rapariga que Roubava Livros" e, assim que saiu o filme, fui logo a correr para o cinema, apesar de ter gostado bastante mais do livro. É, de facto, um autor que me desperta a curiosidade e que gostaria de conhecer (principalmente se fosse na Austrália!).

Inglaterra: J. R. R. Tolkien. O Inglês sempre foi a minha língua preferida a seguir à minha língua nativa, mesmo antes de a começar a aprender na escola. Sempre quis muito ir a Inglaterra (não só a Londres como muitas pessoas...) e quem sabe um dia até viver e trabalhar lá. Tolkien nasceu na África do Sul, no entanto, foi naturalizado em Inglaterra e estou quase a acabar de ler o "The Hobbit" que é o primeiro livro dele que estou a ler e simplesmente a amar! Apesar de nunca o poder vir a conhecer é, de facto, um autor bastante interessante!

Estados Unidos da América: Veronica Roth. Esta é provavelmente a minha escritora preferida, não só pela trilogia que escreveu e que eu amei, mas também pela sua maneira de ser com a qual eu muito me identifico. Ela tem um blog e lutou (e ainda luta) bastante contra problemas de ansiedade e depressão, usando-os até como inspiração para os seus livros. Apesar disso, tem uma personalidade absolutamente cativante, já alcançou imenso sucesso com apenas 25 anos e é, sem dúvida, uma pessoa que eu gostaria imenso de conhecer! Quanto ao país de onde ela é natural, todos os dias sou bombardeada e influenciada pela cultura americana e, apesar de achar que me ia perder logo assim que pusesse um pé nos EUA, é um país que tenho bastante vontade de visitar um dia.

Japão: Haruki Murakami. Este foi o mais difícil porque ainda não li nada do autor apesar de ter o "Norwegian Wood" aqui na estante há quase dois anos (creio eu) devido a uma compra impulsiva causada pela febre do Natal (e por ter o nome de uma canção dos Beatles que eu adoro!). Quanto ao país, também não é um daqueles que eu morra de vontade de visitar, apesar de ter alguma curiosidade visto que, quando era pequena, gostava imenso da Sailor Moon e, agora que já não sou pequena, gosto muito de sushi. Ainda assim, as culturas orientais metem-me alguma impressão, principalmente desde que tive que conviver este semestre que passou com alunos chineses numa das minhas aulas, apesar de ter sido uma experiência engraçada.

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Maratona: Check Point #1


Pois bem, até agora já completei 10 categorias do bingo, o que me está a deixar bastante contente :) 
Comecei com a (re)leitura de Histórias da Terra e do Mar, de Sophia de Mello Breyner Andresen. É um livro de contos, na sua maioria muito curtos. Apenas dois deles são realmente estruturados e oferecem uma maior densidade, "História da Gata Borralheira" e "Hans". Os restantes são muito mais descritivos e com pouca ou nenhuma acção, não sendo isto sinónimo de aborrecimento. A escrita de Sophia consegue tornar a descrição de 16 páginas de uma casa e do ambiente envolvente em algo interessante. O meu preferido (sempre que releio o livro elejo o mesmo) é sem dúvida "História da Gata Borralheira". Sophia pega nas ideias gerais do clássico infantil e mostra-nos como uma vida vivida em busca de vingança não traz quaisquer benefícios. Tal como Saramago diz, "Porque, enfim, podemos fugir de tudo, não de nós próprios".
A leitura seguinte (ainda em progresso, mas que acrescentei já no quadro por já ter ultrapassado as 100 páginas) foi o Divergente. Recomendação da Rita Faria, género diferente do habitual... Não sabia bem o que esperar do livro, embora soubesse do que se trata. Admito que continua a fazer-me alguma confusão a redução patética da condição humana a uma única característica... Mas a Rita diz que tudo vai fazer sentido no fim da trilogia, e eu vou acreditar nela... Mas de resto, estou até a gostar bem mais do que estava à espera. É uma leitura leve, e conto acabar, no máximo, no sábado. Depois devo passar para "A Viagem do Elefante". Boas leituras!

Maratona: Reading Pause #1

Campo VS Praia: Diferenciam leituras? Associam algum estilo?

Viver no campo torna óbvia a resposta de não escolher um tipo específico de livros para esse ambiente... Além disso, e como durante o tempo de aulas, a Universidade ocupa mais tempo do que gostaria, é raro conseguir ler algum livro... Restam assim as férias, onde tento compensar o tempo perdido. E vou tentando seguir a lista (que se torna cada vez mais ridiculamente extensa...) dos livros a ler. E mesmo quando vou para a praia, por ser apenas por poucos dias, acabo por levar o livro do momento. Se tiver de escolher algum por não estar a ler nada nessa altura e não ter nenhum específico em mente, opto apenas por um mais fino por ser mais fácil de transportar.

quarta-feira, 23 de julho de 2014

Maratona: Reading Pause#1. & Check-Point #1.

Reading Pause #1.
Campo VS Praia: Diferenciam leituras? Associam algum estilo?

Bem, a resposta a estas duas perguntas é a mesma: não. Eu não diferencio leituras porque moro no campo (logo leio de todos os estilos) e, como vou raramente à praia e quando vou é apenas por um dia ou dois, nunca levo livros para aproveitar o passeio e a companhia ao máximo.


Check-Point #1.
Como podem ver pela imagem ainda só consegui acabar um livro que foi o "The Black Cat" de Edgar Allan Poe com o qual completei 2 categorias: Conto ou novela & Ebook ou da biblioteca. Eu li este livro na primeira hora da maratona (visto que só tem 15 páginas) e sinceramente não gostei nada. Nunca tinha lido nada do autor apesar de estar ciente do tipo de escrita dele, mas nunca pensei que fosse tão gráfico, tão explícito e tão macabro, ainda por cima eu adoro gatos. 
Actualmente estou quase a meio do "The Hobbit" do Tolkien e estou a adorar! A escrita do autor, as descrições, as personagens, a acção, tudo! Já tinha visto as adaptações de cinema deste livro e dos três de "O Senhor dos Anéis" e fiquei apaixonada, mas os livros (pelo menos este, ainda não li a trilogia) são claramente melhores! Espero acabar até sexta e depois estou com um dilema porque não sei se hei-de ler primeiro o do John Green ou o da Nina Lacour, por favor deixem-me as vossas opiniões relativamente a este ponto!!
Portanto, este foi o primeiro balanço da maratona, penso que comecei com o livro errado mas felizmente era o mais pequeno e não ocupou muito do meu tempo e sempre deu para cumprir duas categorias por isso não estou muito chateada, mas a verdade é que tão cedo não volto a ler nada de Poe!! Resto de uma boa maratona e boas leituras a todos!

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Maratona: Monday Bookshelf Mix #1

Não consegui ficar por uma palavra e decidi escolher três: Jardim, Sol e Amor.

Passo grande parte das minhas tardes de Verão no meu jardim, é confortável, ameno e acolhedor, portanto foi uma escolha óbvia. Já o amor está sempre presente e sobre todas as formas, mas é melhor quando o juntamos ao sol e ao Verão :)




Maratona: Monday Bookshelf Mix #1.

"O objectivo do desafio de hoje é fazer uma pilha de livros (ou mais) que ilustre o que é o Verão para vocês. Devem usar a primeira letra de cada livro para criar uma palavra que se leia na vertical. Podem ignorar os pronomes. Sejam criativos :D"

Ora, para este desafio desarrumei imenso as estantes a pensar em várias palavras como "calor" e "quente" mas, olhei pela minha varanda e verifiquei que não havia melhor palavra que "piscina". Só depois de formar a palavra e ter tirado fotografias é que reparei que usei imensos livros do John Green! Além disso incluí um dos livros que vou ler na maratona, "An Abundance of Katherines". Aqui fica o resultado:


domingo, 20 de julho de 2014

Maratona: Bingo Literário

Tal como a Rita, também pretendo participar na maratona literária. O meu cartão bingo ficou preenchido assim:
1 - Divergente, Veronica Roth
2 - Histórias da Terra e do Mar, Sophia de Mello Breyner Andresen
3 - A Viagem do Elefante, José Saramago
4 - A Morgadinha dos Canaviais, Júlio Dinis

Maratona: Bingo Literário

A maratona literária é do dia 21 de julho ao dia 3 de agosto. Não tem um tema específico, mas sim um cartão bingo com várias categorias, sendo que um livro pode encaixar-se em várias categorias!

Eis o cartão bingo e as respectivas escolhas de livros que pretendo ler durante a maratona:
(clicar na imagem para ver em tamanho maior)

- The Hobbit, J. R. R. Tolkien;
- An abundance of Katherines, John Green;
- Cloud Atlas, David Mitchell;
- The Black Cat, Edgar Allan Poe;
- Everything Leads to You, Nina Lacour.

Vai haver várias rubricas ao longo da maratona:
1) check-points: de 3 em 3 dias há paragens para fazer um ponto da situação e avaliar as leituras. Fazer um X em cada categoria que se vai concluindo e falar de cada livro.
2) monday bookshelf mix: em cada segunda feira irá haver um desafio relacionado com as estantes dos livros.
3) reading pause: duas vezes por semana as moderadoras da maratona irão fazer perguntas diversas sobre as leituras.
4) lazy sunday: desafios já feitos noutras maratonas.
5) summer recommendations: recomendações de livros pelas moderadoras.
6) book weekend shot: aos fins de semana teremos que tirar fotografias às nossas leituras aliadas a um tema que as moderadoras irão dar.
© The Bookmark
Maira Gall